Mostrando entradas con la etiqueta Estudantes. Mostrar todas las entradas
Mostrando entradas con la etiqueta Estudantes. Mostrar todas las entradas

lunes, 30 de abril de 2012

No Reino da Granelandia...


Alunos podem perder diplomas

Alunos universitários que já concluíram os estudos mas ainda devem propinas podem ver as licenciaturas anuladas. Diversas universidades estão a accionar planos de recuperação de dívidas, tal como o CM noticiou no dia 20, enviando cartas aos antigos estudantes a exigir o pagamento. A Universidade de Coimbra ameaça mesmo com execuções fiscais.
.
Também a Universidade do Minho (UM) está a notificar os devedores para regularizarem as dívidas. Mas neste caso, segundo o jornal ‘Público’, ameaça "anular todos os actos curriculares praticados no ano lectivo a que o incumprimento da obrigação se reporta". Ou seja, fica no ar a possibilidade de serem anuladas as próprias licenciaturas.
A notificação da UM baseia--se na lei de financiamento do ensino superior (Lei nº 37/2003, de 22 Agosto) e utiliza literalmente o texto do artigo 29º, que determina qual a consequência do não pagamento da propina. A anulação de uma licenciatura já concluída por incumprimento do pagamento de propinas suscita, contudo, alguma controvérsia jurídica. O Ministério da Educação e Ciência, contactado pelo CM, remete para as universidades.

martes, 20 de marzo de 2012

No Reino da Granelandia II...


Quase metade dos alunos do Superior em dificuldades económicas
.
Quase metade dos alunos do Ensino Superior atravessa
dificuldades económicas, muitos temem abandonar o curso ainda neste ano letivo e
58% não se sente preparado para entrar no mercado de trabalho, revela um estudo
divulgado esta segunda-feira.
Estes são os dados nacionais dos inquéritos feitos aos universitários e
tratados pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto
Douro (AAUTAD), para saber qual a situação económica e as dificuldades dos
estudantes do Ensino Superior.
De acordo com os promotores do estudo, aos inquéritos, que foram feitos já
este ano nas universidades e politécnicos de Portugal Continental e Açores,
responderam quatro mil alunos num universo de cerca de 130 mil estudantes.
Dos quatro mil inquiridos, 1.855 (48%) afirmou passar dificuldades
económicas, destes, 1.224 (65%) disseram temer abandonar o Ensino Superior por
esse motivo e 1.275 (69%) revelaram que não recebem bolsa de ação social.
Nos inquéritos foi perguntado aos alunos se se sentem preparados para entrar
no mercado de trabalho, tendo 2.214 (58%) respondido que não e 1.620 (42%) que
sim.
Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar,
partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do
JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do
utilizador.

Estudantes protestam na terça-feira em Lisboa...


Os estudantes do Ensino Superior manifestam-se esta terça-feira à tarde em Lisboa para exigir mais apoio social, nomeadamente na comparticipação do transporte público e maior sensibilidade na atribuição de bolsas de estudo.
A concentração está marcada para o Marquês de Pombal, seguindo-se um desfile de protesto até à Assembleia da República, onde será lida uma moção, disse hoje à agência Lusa Paulo Antunes, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que organizou o protesto com outras estruturas.«Decidimos convidar outras associações para decidirmos o que devíamos fazer para celebrar o 24 de Março», Dia do Estudante, contou.
A melhor forma que encontraram para assinalar a data vivida há meio século por estudantes que viriam a marcar a vida pública portuguesa foi a realização de uma manifestação para reivindicar mais Acção Social Escolar e condenar o fim da comparticipação do passe sub-23.

jueves, 14 de mayo de 2009

Foleiros e doutores...

Terminaram as chamadas "Queimas das Fitas" e, salvo raras excepções, o balanço foi o do costume: alarvidade+Quim Barreiros+garraiadas+comas alcoólicos.
.
No antigo regime, os estudantes universitários eram pomposamente designados de "futuros dirigentes da Nação". Hoje, os futuros dirigentes da Nação formam-se nas "jotas" a colar cartazes e a aprender as artes florentinas da intriga e da bajulice aos poderes partidários, enquanto à Universidade cabe formar desempregados ou caixas de supermercado.
A situação não é, pois, especialmente grave.
.
Um engenheiro ou um doutor bêbedo a guiar uma carrinha de entregas com música pimba aos berros não causará decerto tantos prejuízos como se lhe calhasse conduzir o país.
.
Acontece é que muitos dos que por aí hoje gozam como cafres besuntando os colegas com fezes, emborcando cerveja até cair para o lado, perseguindo bezerros e repetindo entusiasticamente "Quero cheirar teu bacalhau" andam na Universidade e são "jotas".
E a esses, vê-los-emos em breve, engravatados, no Parlamento ou numa secretaria de Estado (Deus nos valha, se calhar até já lá estão!).
Manuel António Pina
in JN