miércoles, 20 de mayo de 2009

“Apagão” de desempregados é prática reiterada

O Bloco de Esquerda divulgou documentos que provam que em Março de 2008 - e não apenas em 2009 - o Instituto de Emprego e Formação Profissional mudou a categoria de várias pessoas de desempregadas para empregadas, falseando assim as estatísticas dos desempregados do trimestre.
Passados poucos dias, e depois de divulgados os números falsos, as mesmas pessoas voltavam à categoria de desempregadas.
.
Em conferência de imprensa a deputada do Bloco Mariana Aiveca revelou que no dia 31 de Março de 2008, à meia-noite, no sistema informático do IEFP, houve pessoas que se encontravam na categoria de "desempregadas" e passaram para a categoria de "empregadas", deixando figurar nas estaísticas.
.
Desta forma, os dados estatísticos do final do primeiro trimestre de 2008 revelavam menos desempregados do que os realmente existentes. Passados três dias, e já depois de divulgados os resultados publicamente, as pessoas regressavam à categoria de desempregadas. "O que significa que pode não tratar-se de um lapso", afirmou Mariana Aiveca.
.
A deputada exige esclarecimentos do Governo e hoje mesmo vai questionar o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, durante uma audição parlamentar que já estava agendada. "O Governo tem de contribuir para a verdade dos números e tem de esclarecer se houve um lapso, o que nós duvidamos", sublinhou Mariana Aiveca.
.
Esta denúncia é corroborada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos de Emprego, Marçal Mendes, assegurou ter provas de que o IEFP tem apagado desempregados das estatísticas, desde Março de 2008
in Esquerda.Net
.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa(on line)
.
vigarice
.
1. Carácter ou qualidade de vigarista.
2. Acto praticado por vigarista.
3. Qualquer acção que implique fraude, ilegalidade ou desonestidade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario