martes, 31 de julio de 2012

No Reino da Granelândia...

Romenos evitam fecho de escola

.

O presidente da Junta de Freguesia de Oriola (Portel), Hermenegildo Valverde, salvou o encerramento da escola primária local ao contratar para a sua empresa uma família romena com nove filhos. Sete das crianças romenas vão integrar o estabelecimento de ensino no próximo ano lectivo: cinco no ensino básico e dois no jardim-de-infância.
-
"Com a falta de trabalho que existe na região, os jovens são obrigados a abandonar a localidade. Resolvi contratar esta família para aumentar o número de crianças na aldeia e para que, num futuro próximo, a escola não feche por falta de crianças", frisou o autarca.
Hermenegildo Valverde frisou ainda que o chefe da família romena foi contratado para a sua queijaria, para um lugar de pastor. "A mulher fica em casa com os filhos", disse, acrescentando ainda que a família, residente há dois anos em Portugal, "foi muito bem recebida" em Oriola, tendo ficado alojada numa casa "no centro da aldeia".
A partir de Setembro a esco-la básica ficará com um total de 16 alunos. Já o jardim-de-infância vai ter 11 crianças. "Sem escola, a aldeia morre. Para a seguran-ça das crianças é muito importante a proximidade das famílias", referiu Maria Faísco, educadora na escola há três anos. O Ministério da Educação e Ciência já anunciou o fecho de 239 escolas primárias no próximo ano lectivo.


No hay comentarios:

Publicar un comentario