sábado, 28 de abril de 2012

Antônio Mariano de Oliveira...foi um poeta brasileiro...


Antonio Mariano Alberto de Oliveira, (escrevia como Alberto Oliveira)nasceu em Palmital de Saquarema, na então província do Rio de Janeiro, no dia 28 de abril de 1859 e morreu em Niterói no dia 19 de janeiro de 1937. Estudou no interior e, até chegar à Faculdade, completou seus estudos em Niterói e no Rio de Janeiro, onde se formou em Farmácia.
Tentou também seguir Medicina, mas só cursou até o terceiro ano, e acabou professor da Escola Normal e da Escola Dramática, e inspetor de ensino. O restante de sua biografia é literária, com sua série de volumes Poesias (1912 - 1913 - 1927) a sua forma em crescendo, a fortuna crítica se avolumando, ele que foi apreciado por Machado de Assis, que prefaciou seu Meridionais e participar com o mestre da fundação da Academia Brasileira de Letras. Tido como mais perfeito sonetista da língua portuguesa, dominador dos Alexandrinos e decassílabos, fica o poeta fluminense como um impar padrão de Parnasianismo no Brasil.
---

Horas Mortas

Breve momento após comprido dia De incômodos, de penas, de cansaço Inda o corpo a sentir quebrado e lasso, Posso a ti me entregar, doce Poesia. Desta janela aberta, à luz tardia Do luar em cheio a clarear no espaço, Vejo-te vir, ouço-te o leve passo Na transparência azul da noite fria. Chegas. O ósculo teu me vivifica Mas é tão tarde! Rápido flutuas Tornando logo à etérea imensidade; E na mesa em que escrevo apenas fica Sobre o papel — rastro das asas tuas, Um verso, um pensamento, uma saudade. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario