sábado, 28 de abril de 2012

Reokupas. Activistas do Es.Col.A voltaram a hastear a bandeira pirata na Fontinha...

“A escola é nossa” foi o lema que dominou os gritos dos cerca de mil manifestantes que apoiaram o movimento Es.Col.A (Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha) no regresso à escola desactivada da Fontinha, no Porto, cumprindo a decisão tomada na assembleia popular formada depois da acção de despejo pela PSP do Porto, seis dias antes.
A reocupação da escola do bairro da Fontinha estava anunciada e ontem a PSP do Porto confirmou à Lusa que o efectivo policial destacado para garantir a segurança nas manifestações do 25 de Abril não tinha registado qualquer incidente. Os manifestantes tinham passado antes pela Câmara do Porto, onde animaram milhares de pessoas, que celebravam o 25 de Abril, com música e performances. Reuniram-se depois na Praça da Batalha, seguiram para a Avenida dos Aliados e, já com o apoio de quem desfilou na marcha do 25 de Abril, seguiram para a Fontinha, liderados por jovens do bairro e sempre acompanhados por agentes da PSP, que não tiveram qualquer intervenção. A marcha das mais de mil pessoas decorreu sempre em ambiente tranquilo e festivo, com música e palavras de ordem, como “ninguém pode parar a iniciativa popular”. Mesmo quando os manifestantes chegaram aos portões da escola e abriram com chave os cadeados. Eram 18h e o Es.Col.A estava de regresso ao seu espaço, que esteve abandonado durante cinco anos.
Centenas de pessoas acabaram por entrar tranquilamente na escola para hastearem de forma simbólica uma bandeira pirata do movimento que seis dias antes tinha sido retirada pela PSP

No hay comentarios:

Publicar un comentario