martes, 28 de abril de 2009

Guia rápido do vírus da gripe suína...

Saiba o que é o vírus da gripe suína, quais são os sintomas da doença, como se pode proteger e o que fazer em caso de suspeita de ter contraído o vírus.
Casos
É no México que as preocupações com o vírus da gripe suína são maiores: 160 mortes poderão estar relacionadas com a doença. Nos EUA, onde está declarado o estado de emergência da saúde pública, estão referenciados 20 casos e no Canadá seis. Aqui ao lado, em Espanha, suspeita-se que três pessoas contraíram o vírus. Dois britânicos provenientes do México estão em observação num hospital da Escócia. Na Nova Zelândia, 10 indivíduos podem ter sido contaminados.
Em Portugal, não há conhecimento de casos, segundo a Direcção-Geral de Saúde, no entanto o jornal CM fala de 2 pessoas em quarentena..
O que fazer
Se esteve numa área afectada e adoecer no prazo de 10 dias, dentro de um quadro de gripe (febre alta e súbita, tosse, dores musculares), deve telefonar para a linha de saúde pública (808 24 24 24).
Como tratar
Os portugueses que se vacinaram contra a gripe estão parcialmente protegidos contra o vírus H1N1. O virologista Jaime Nina acrescentou que a gripe suína pode ser tratada com antíviricos já existentes no mercado.
Conselhos
Vários governos, incluindo o português, desaconselham as deslocações à cidade do México.
Combate mundial
Vários países accionaram células de crise, indo da França a Espanha e à Nova Zelândia, passando pelo Reino Unido e Israel. Muitos países reforçaram o stock de Tamiflu, o medicamento utilizado contra a gripe das aves e que é igualmente eficaz contra a gripe suína.

No hay comentarios:

Publicar un comentario