martes, 28 de abril de 2009

Promoções...Uma opinião...

Meu caro .............
Sobre promoções ao arrepio do estatuído há muito deixei clara a minha opinião.
Infelizmente as chefias militares obreiristas que nos vêm calhando em sorte ignoram ou fingem ignorar que fazer tábua rasa dos caboucos da instituição é abrir a janela a procedimentos que a desarrumam, descaracterizam e expõem os seus membros, sem excepção, à descredibilização .
E é porque entendo que as FA têm que ser exemplo de rectidão e probidade que não deixarei de persistentemente continuar a "pregar no deserto".
Lamento que Jaime Neves (de quem fui adjunto durante 2.5 anos no CIOE/Lamego nos idos de 1968 e cujo merecimento militar é indiscutível) não tenha tido a lucidez de recusar liminarmente que dele se aproveitassem para abrir uma janela de oportunidade à promoção do Otelo, de mais alguns oportunistas sem vergonha que, "prejudicados pelo processo democrático do 25 de Abril", Martins Guerreiro foi desencalhar e promover a coronel ( a redução da letra não é inocente) e à velha aspiração de elevar ao generalato outros oficiais que tendo sido generais graduados nunca se conformaram com a desgraduação.
Sem Jaime Neves não teria havido 25 de Novembro com êxito e Eanes e todos os que dele "beneficiaram" deveriam ter porfiado para a sua promoção por distinção que mais não fosse porque Jaime Neves foi o único de todos eles que esteve na rua, com a G3, e com o seu exemplo levou o regimento a, com ele, arriscar a vida.
Que se passou para que tal não tivesse ocorrido?
Necessidade de desvanecer a sua importância e dele retirar os holofotes da opinião pública? Focar noutros a atenção desta para voar rumo a outros objectivos?
Confesso que não tenho resposta e sempre procuro resistir às teorias da conspiração mas fico em brasa quando vejo apoucar a capacidade de Jaime Neves para ser general como há dias o fez o general Garcia dos Santos que bem poderia ter a humildade de reconhecer que a sua carreira militar é coisa nenhuma quando comparada com a de Jaime Neves.
Mas GS foi CEME... e JN foi para a reserva. E àqueles que me disserem que foi essa uma decisão pessoal responderei que há gestos que tipificam a cerviz de um homem. E a de Jaime Neves tem um defeito genético - não dobra.
Aguardemos por novas promoções!
Abraço do MS
Morais Silva
Cor. na Ref.

No hay comentarios:

Publicar un comentario