miércoles, 29 de abril de 2009

Pedro Pires...Presidente de Cabo Verde...faz hoje 75 anos...

Pedro Verona Rodrigues Pires (São Filipe, Fogo, 29 de abril de 1934) é um político cabo-verdiano, presidente de seu país desde 22 de março de 2001.
Biografia
Pedro Pires estudou na
Universidade de Lisboa e lá encontrou os futuros líderes dos movimentos de libertação que lutaram pela independência das colônias portuguesas.
Com o início da luta armada em Angola em 1961, partiu ele de Portugal.
Ali, até a Revolução dos Cravos, lutou pela independência e, depois dela, foi o representante de seu país nas negociações com Portugal.
Depois da Declaração de Independência de
Cabo Verde em 5 de julho de 1975, foi designado Primeiro Ministro do Primeiro Governo da República de Cabo Verde, ao lado do Presidente, Aristides Pereira que tinha fundado o Partido Africano da Independencia da Guiné Bissau e Cabo Verde com Amílcar Cabral.
Pedro Pires manteve-se no cargo de Primeiro Ministro até 1991, quando — como resultado de sua iniciativa junto com outros — o sistema multipartidário foi introduzido no país e o MpD - Movimento pela Democracia, de Carlos Veiga, conseguiu a maioria.
Em
2001, apresentou-se finalmente como candidato presidencial contra Carlos Veiga e venceu as eleições com apenas 17 votos de diferença.
Em 22 de março de 2001 foi empossado como sucessor de António Mascarenhas Monteiro.

No hay comentarios:

Publicar un comentario