lunes, 20 de abril de 2009

Brasil...Augusto dos Anjos...Foi Poeta...

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Cruz do Espírito Santo, 20 de abril de 1884Leopoldina, 12 de novembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Mas muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, concordam em situá-lo como pré-moderno.
É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários.
Índice
1 Biografia
-1.1 Curiosidades biográficas
2 Obra poética
-2.1 Crítica literária
--2.1.1 Abordagem biográfica
--2.1.2 Abordagem psicanalítica
--2.1.3 Abordagem bloomiana
--2.1.4 Unanimidades
-2.2 Curiosidades da obra literária
3 Academia Paraibana de Letras
-3.1 Bibliográficas
4 Ligações externas
.
No meu peito, arde
.
No meu peito arde em chamas abrasada
A pira da vingança reprimida,
E em centelhas de raiva ensurdecida
A vingança suprema e concentrada
.
E espuma e ruge a cólera entranhada,
Como no mar a vaga embravecida
Vai bater-se na rocha empedernida,
Espumando e rugindo em marulhada
.
Mas se das minhas dores ao calvário,
Eu subo na atitude dolorida
De um Cristo a redimir um mundo vário,
.
Em luta co'a natura sempitema,
Já que do mundo não vinguei-me em vida,
A morte me será vingança eterna.

No hay comentarios:

Publicar un comentario