viernes, 11 de mayo de 2012

No Reino da Granelandia...


Mais de 300 famílias entram em incumprimento todos os dias

No primeiro trimestre, 27.822 famílias deixaram de pagar créditos. Um novo recorde. Quase 123.000 não conseguem pagar empréstimos inferiores a 1.000 euros.   
Dentro de uma hora, 13 novas famílias terão deixado de conseguir pagar os seus créditos. Os números reflectem uma realidade antecipada mas que ganha agora uma nova dimensão: nos últimos três meses, 310 famílias entraram em incumprimento todos os dias. Ou seja, até Março, 27.882 lares deixaram de conseguir fazer face às responsabilidades assumidas com os bancos, o valor mais alto de sempre observado em Portugal, de acordo com os números ontem divulgados pela Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. Para se ter uma ideia desta dimensão, nos últimos dois anos - que já foram vividos em crise - a média trimestral de famílias que entraram em incumprimento, ronda as 7.800.
Na base deste aumento histórico estão as questões laborais. Natália Nunes, que coordena o gabinete de apoio ao sobreendividado da Deco, não se surpreende com estes números, já que a mesma realidade entra todos os dias pela porta do seu gabinete. "Notamos claramente o aumento desta tendência. Se olharmos para os nossos dados, o ano passado, de Janeiro a Abril, fomos contactados por 6.800 famílias. Este ano, no mesmo período, foram 10.600", conta a responsável. Na génese está, em primeiro lugar, o desemprego, responsável por 34,4% das situações que chegam à Deco mas, actualmente, manter o emprego não é ‘per si' sinónimo de uma situação financeira equilibrada. 


No hay comentarios:

Publicar un comentario