domingo, 13 de mayo de 2012

No Reino da Granelandia...


Desemprego aumenta e défice derrapa     
    
O desemprego em Portugal vai atingir os 15,5% este ano, devendo cair ligeiramente para 15,1% em 2013, acima das previsões do governo, que já admitiam uma deterioração da situação.
Estes dados constam das previsões económicas de Primavera da Comissão Europeia divulgadas esta manhã em Bruxelas. Tanto em relação a este ano, como ao próximo, estas previsões são superiores às do governo em um ponto percentual.
Também em relação à redução do défice orçamental a Comissão é mais pessimista, antecipando o incumprimento das metas traçadas para este ano. Em vez dos 4,5% esperados no Outono, Bruxelas aponta agora para um valor de 4,7%. A Comissão não refere a necessidade de o governo implementar novas medidas de austeridade para garantir o cumprimento do valor original, mas alerta para a necessidade de uma "execução orçamental mais rigorosa" até ao final do ano.
 Nestas previsões a Comissão revê igualmente em baixa o crescimento da economia portuguesa, antecipando uma contracção mais importante do que o esperado. Os novos dados apontam para um encolhimento de 3,3% este ano, em vez de 3% e para um crescimento de apenas 0,3% em 2013, metade do antecipado pelo governo.


No hay comentarios:

Publicar un comentario