Cavaco Silva, em pleno período de férias na Manta Rota, decidiu - finalmente! - fazer uma declaração com substância para os portugueses - cidadãos e agentes políticos. O Presidente Cavaco Silva apelou, pois, ao reforço do papel do Banco Central Europeu na resolução económicos e financeiros comuns ao espaço europeu. E tal declaração foi divulgada através de que meio? Da televisão, enquanto Cavaco Silva passeava no areal da Coelha? A um jornal? Não: através do Facebook. Eu tenho uma explicação para este desvario presidencial: é que como a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres ficou aquém das expectativas (se é que existiam expectativas altas), Cavaco Silva quer ganhar a medalha de ouro do Presidente mais facebookiano da Europa e quiçá do Mundo. Por conseguinte, é vê-lo sempre que pretende dizer algo ao país (não são tantas vezes quanto isso, infelizmente) recorrer a uma mensagem no Facebook.
Bom, posto isto, convém categoricamente afirmar que uma declaração desta importância, que consubstancia uma tomada de posição do Chefe de Estado português em relação a uma matéria estrutural portuguesa e europeia, jamais poderia ser feita através de facebook: Cavaco Silva não mostrou dignidade institucional. Esta foi substancialmente a melhor intervenção de Cavaco Silva neste mandato e, porventura, de todos os anos que já passou em Belém) - mas a forma como o fez estragou tudo. O Facebook é uma rede social poderosíssima, que regista uma grande adesão, cuja função é precisamente alargar a rede de conhecimentos e dar vazão à tendência (congénita ao ser humano) de querer ser protagonista de uma história. E o Facebook concede-nos a possibilidade de sermos os autores da nossa história Mostramos aquilo que queremos; escondermos o que não queremos que seja público (que não conste da tal história!). Ora, a mensagem de Cavaco Silva perdeu-se por entre os casos amorosos do Senhor Joaquim, por entre o novo decote da Rita Pereira, por entre as desavenças de amigos do grupo do Fábio, das novas do Benfica, dos cozinhados dos programas matinais, etc, etc... Ou seja: uma mensagem que seria eficaz e ajudaria Cavaco Silva a recuperar credibilidade e margem de manobra política (há muito perdida) acabou por ser um acto falhado do Presidente.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cavaco-silva-sei-o-que-escreveste-no-teu-facebook-desalinhado=f746776#ixzz23Z0fYrCv
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