lunes, 13 de agosto de 2012

Passageiros sem bilhete duplicam...

O número de passageiros apanhados em transportes públicos sem pagarem bilhete está a aumentar. As dificuldades económicas, a par do maior número de fiscalizações realizadas pelas empresas, justificam a detecção de mais infracções.
--
Nos primeiros seis meses do ano, foram comunicadas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) 14 571 multas de clientes sem título de transporte válido, quase o dobro do ano anterior. Em Junho de 2011, o regulador contabilizou 7969 infracções deste tipo, segundo os números cedidos ao CM por esta entidade.
Os dados recolhidos junto das empresas confirmam esta realidade. Só na Carris, a empresa pública de autocarros, eléctricos e ascensores de Lisboa, o número de clientes autuados entre Janeiro e Junho deste ano ascendeu a 8950, mais 2171 casos do que em igual período de 2011. A transportadora admite que "está a incrementar a fiscalização, vindo a realizar acções conjuntas com a PSP das quais tem resultado um número significativo de autuações", diz ao CM fonte oficial. Já na Sociedade de TransportesColectivos do Porto (STCP), o aumento foi de 63%: de 2417 passageiros multados nos primeiros seis meses de 2011 passou-se para 3942 no mesmo período de 2012.
Nos barcos que ligam as duas margens do Tejo, a Transtejo garante que "a fraude não é significativa". "Temos a rede fechada, e por isso torna-se mais difícil o acesso dos passageiros sem título de transporte válido", disseao CM fonte oficial da empresa. Os Metros de Lisboa e do Porto nãoresponderam às questões do CM.
No que diz respeito a receitas, o IMTT também recuperou um montante mais elevado em multas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario