miércoles, 15 de agosto de 2012

Questão do crédito...

O pedido de falência do projecto turístico de José Roquette no Alqueva é uma tragédia para a região e uma má notícia para o País.
--
Se contarmos com o impacto das centenas de postos de trabalho que não serão criados e todo o dinamismo que este projecto-âncora geraria no maior lago artificial da Europa, a insolvência da empresa onde já foram investidos mais de 50 milhões é mais um travão à retoma do País. Roquette culpa a Caixa Geral de Depósitos. A gestão do banco público defende--se com o facto de o antigo presidente do Sportingrecusar entregar garantias pessoais. E a verdade é que a Caixa Geral de Depósitos tem razões para ser mais cautelosa. O prejuízo comcrédito malparadodeverá totalizar este ano mais de 1,2 mil milhões de euros.
O crédito para projectos de construção e os empréstimos para investimentos especulativos na Bolsa encontram-se entre as principais causas dos calotes ao banco público.
Há mais de 700 milfamílias com dificuldade de pagar as prestações à Banca portuguesa, mas o maior risco para o sistema vem de meia dúzia de megadevedores.
Os devedores milionários, que nem tencionam pagar, têm um tratamento mais atencioso do que as famílias com dificuldade de pagar a prestação mensal da casa.

No hay comentarios:

Publicar un comentario