jueves, 9 de agosto de 2012

CGD atira para a falência projecto no Alqueva considerado pelo Governo de "interesse nacional" ...

A Parque Alqueva, na região de Monsaraz, projecto liderado por José Roquette, prepara-se para pedir a insolvência por ausência de financiamento da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
--
O empreendimento foi classificado, em Agosto de 2011, pelo actual Governo como Projecto de Interesse Estratégico Nacional, com o apoio do Ministério da Economia, da AICEP e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

O pedido de insolvência resulta da falta de acordo quanto ao modelo de financiamento do projecto, o que resultou de uma decisão “definitiva” apresentada em Julho pelo grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD). Ficam em causa 200 empregos directos e 300 indirectos, numa primeira fase de construção do projecto âncora do destino turístico Alqueva.

“Os bancos financiadores, BPI e CGD, têm procurado desde 2009 estruturar o financiamento de médio/longo prazo a que se comprometeram, que só conseguiram apresentar em Outubro de 2011 e em condições que não são aceitáveis para o principal accionista das sociedades e promotor do projecto”, explicou José Roquette, “em especial porque a CGD não respeitou compromissos inicialmente assumidos que permitiriam ao promotor concluir o projecto.”

Numa nota escrita, o empresário revelou que, “até à data, o promotor tem procurado encontrar um entendimento com os bancos ou soluções alternativas que permitissem avançar com o projecto”. Mas “tais iniciativas não tiveram infelizmente sucesso, tendo a CGD confirmado que não financiaria o projecto sem a manutenção de garantia pessoal antes prestada pelo promotor”.

No entanto, essa garantia “representa, em termos práticos, que seria o promotor a assumir, de forma ilimitada, a responsabilidade pelo projecto, não partilhando a CGD do risco pelo qual foi e continuaria a ser muitíssimo bem remunerada”.

No hay comentarios:

Publicar un comentario