Dia 5 de Julho, a partir das 17H30, no Salão Azul do
Hotel Mundial (Largo Martim Moniz, em Lisboa)
Encontro de Oficiais
Caros Camaradas:
Todos nós e a Instituição a que, com
Honra, pertencemos, temos vindo a ser alvo de sucessivas medidas, qual delas a
mais penalizadora, que são o reflexo ou, numa leitura mais benigna, de um
profundo desconhecimento do que significam as Forças Armadas no País que jurámos
servir ou, numa perspetiva menos condescendente, o reflexo de uma preocupante
ausência do sentido de Soberania que, mais que ninguém, deveria acompanhar as
elites que nos governam.
Já demos notícia do que, de mais
gravoso tem vindo a afetar os militares, recuando apenas a 2005, mediante
documento que poderá ser consultado na abertura do nosso Sítio (www.aofa.pt).
Do mesmo modo, paulatinamente, a
Instituição Militar tem vindo a ser desprovida dos meios necessários para que,
de forma cabal, possa cumprir as missões que lhe competem. Em primeiro lugar as
condições que lhe permitam estar prontas para o combate, razão primeira da sua
existência e, subsidiariamente, explorando e potenciando as competências e os
meios disponíveis para as missões de interesse público. E, não há Conceito
Estratégico, de Defesa Nacional ou qualquer outro, que dê permissão a este ou
qualquer outro governo para ignorar o que mandatoriamente a Constituição da
República Portuguesa (CRP) determina, quando diz que “às Forças Armadas incumbe
a defesa militar da República”. Da Pátria diria eu!
É perante este estado de coisas que,
julgamos nós, consideramos ser fundamental que, como militares, oficiais e
cidadãos que também somos, se torna necessária uma pública atitude demonstrativa
da nossa desaprovação do caminho que vem sendo trilhado e, tudo leva a crer, se
pretende prosseguir, o qual, se não lhe for posto cobro, poderá conduzir à
descaracterização e desmantelamento das Forças Armadas como pilar fundamental da
Soberania desta Pátria que um dia jurámos defender.
E, camaradas, oficiais de todas as
patentes, do ativo, da reserva, da reforma e em regime de contrato (RC), antes
que o céu definitivamente desabe sobre as nossas cabeças, seria bom que nos
antecipássemos e, em diálogo público, agíssemos de maneira a contribuir para
atalhar o que vai acontecendo, que desrespeita a nossa condição militar e pode
pôr em causa a existência de umas Forças Armadas conformes ao determinado na
CRP!
É neste contexto que a AOFA entendeu promover
um encontro de oficias no Hotel Mundial, em Lisboa, no dia 05 de Julho,
numa altura em que o subsídio de férias já foi extorquido aos oficiais do ativo
(que, desde há ano e meio, viram reduzidas as suas remunerações), acontecendo o
mesmo em Julho aos que se encontram na reserva (também com remunerações
reduzidas desde 2011) e na reforma, ao mesmo tempo que se vem assistindo à forma
indigna como tem vindo a ser tratado o dossier do Fundo de Pensões, sem esquecer
o processo das promoções que, mau grado ter-se conseguido a sua assunção pelo
poder político, receamos que venham a ser relegadas no tempo, de modo a
acomodá-las ao ditame do não aumento de despesa com o pessoal, passando ainda
por mais um ataque à saúde militar, consubstanciado no corte de 30% na ADM em
2012, acrescido de mais 20% em 2013, até ao seu autofinanciamento em 2016, pelo
desrespeito dos direitos dos militares em RC, etc., etc.
Portanto, camaradas, para nossa
infelicidade, motivos há-os de sobra para, como militares e oficiais que somos,
utilizarmos os mecanismos que democraticamente nos são colocados à disposição
afirmando as razões que nos assistem e, com a nossa presença, manifestarmos o
estado d’alma relativamente ao que se passa e que, em muitos aspetos, colide com
a dignidade de que nos julgamos credores.
E se, muitas vezes, nos reunimos em
manifestações de alegria pelos mais diferentes motivos, porquê não nos juntarmos
para dar conta da nossa preocupação e, mais que não seja, desmentir a ideia que
persistentemente se tenta passar de que tudo está bem com os
militares?
Por conseguinte, camaradas oficiais,
marquemos presença no HOTEL MUNDIAL, DIA 05 DE JULHO, PELAS
17H30!
AOFA

No hay comentarios:
Publicar un comentario